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domingo, 12 de setembro de 2010

     Não há dúvida que a Silly Symphonies foi um sucesso de público, e uma das provas está no fato de que a maioria dos estúdios concorrentes a Disney na época foram muito influenciados por ela do que pelas séries de Mickey Mouse ou Pato Donald. A partir da década de 1930, vários estúdios passaram a criar curta-metragens misturando animação e música. O primeiro a aventurar-se foi Leon Schlesinger da Warner Bros., inaugurando a série Looney Tunes (Pernalonga, Patolino, etc...), cujo primeiro curta-metragem, Sinking in the Bathtub, dirigido por Hugh Harman e Rudolf Ising (ex-Disney), foi lançado em maio de 1930. 


   Sinking in the Bathtub, 1930. Warner Bros.

     Em 1931, Harman e Ising criam uma outra série na Warner Bros., Merrie Melodies e estreia Lady, Play your Mandolin! 


      Em 1934, insatisfeito com a Warner, Harman e Ising fundam seu próprio estúdio e assinam um contrato com a Metro-Goldwyn-Mayer para o lançamento da série Happy Harmonies.


The Old Pioneer, 1934. Warner Bros.

     Uma das poucas séries concorrentes não relacionada com Harman e Ising, é a Color Classics, de Fleischer Studios, lançada em 1934. Esta série nasceu após a necessidade de produção deste estúdio, já que seu carro-chefe, Betty Boop, havia sofrido reduções pela censura (Motion Picture Production Code).


Poor Cinderella, 1934. Color Classic.

    Um ponto de semelhança é o título das séries que os concorrentes, também baseado no conceito da música e da loucura:
  • Looney Tunes, da Warner Bros.
  • Merrie Melodies, da Warner Bros.
  • Happy Harmonies, de Harman-Ising, pelos estúdios Metro Goldwyn Mayer.
  • Color Rhapsodies, Columbia Pictures.
  • Classics Color, da Fleischer Studios.
  • Swing Symphonies, da Walter Lantz Productions.

          Nesta onda de imitações criações, podemos encontrar algumas semelhanças entre elas e a Silly:
    • Lulaby Land (1933) com a sua decoração do berçário foi a inspiração para o The Calico Dragon (1935), dirigido por Hugh Harman e Rudolf Ising - MGM.
    • Birds in the Spring (1933) foi inspiração para The Songs of the Birds (1935), dos estúdios Fleischer.
    • Old King Cole (1933) carrega uma lista: Mother Land Goose (1933 – Fleischer), Merry Old Soul (1935 – Warner), Hey-Hey Fever (1935 - Estúdios MGM e Harman-Ising).
    Ou ainda Skeleton Frolics (1937), dirigido por Ub Iwerks para Color Rhapsodies... não é preciso mencionar sua influência.


    Skeleton Frolic, 1937. Color Rhapsodies.

       A qualidade e criatividade Silly são incomparáveis, só poderia ser copiada mesmo! Por fim, imitação ou não, o público foi quem saiu ganhando, com uma gama de produções que povoam a infância de muitos de nós.

    Um comentário:

    1. Hehehe, apesar da aparente imparcialidade, o último parágrafo denuncia a clara preferência pela Disney!

      Mas, é realmente interessane, sequer imaginava que existissem tantas séries do tipo.

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