Páginas

Marcadores

sábado, 21 de agosto de 2010

No mundo da fantasia quem precisa de heróis!?

     Uma das peculiaridades da série é a inexistência de um herói como Mickey Mouse, Pato Donald e Pateta. Existem algumas personagens que aparecem várias vezes ou mesmo são famosos (os três porquinhos, a Tartaruga e a Lebre, etc.), mas em geral os temas e personagens regulares são insetos, anões, entre outros permitindo uma abordagem mais variada e mais próxima da fantasia.
Com esta falta de heróis, a série é quase uma versão mais madura de Mickey Mouse na época: as quatro estações (Primavera, Verão, Outono e Inverno 1930) ou os objetos mágicos que ganham vida à noite (noite na loja de brinquedos em 1930, a loja do Relógio em 1931 ) são encontradas nas cenas na "fazenda" de “The Barn Dance”, “The Battle Barnyard”, “Barnyard Concert” e “The Plow Boy”.
      Isto também permitia uma redução das restrições impostas pelo roteiro da série, comuns com personagens recorrentes, além de estimular os animadores na construção de histórias e personagens memoráveis em pouco tempo. Maurice Bessy[1] afirma que "... a escolha dos temas para os filmes de Mickey é mais restringido do que a Silly Symphonies onde estamos no reino da fantasia. " 
Quando Bessy diz que na Silly estamos no reino da fantasia, traduz aquilo que esta série faz, nos leva para um mundo além... pouco me envolvi nas aventuras de Mickey ou Pato Donald, porém a magia dos heróis-não-heróis desta série musical era (e é) envolvente, encantadora e nos convida, independente do tempo, a retornar ao nosso mundo fantástico.



[1] Maurice Bessy in Cinéma d'aujourd'hui (n° 64), p. 85.

Um comentário:

  1. Outra postagem primorosa e muito elucidativa, gostei muito. Espero que você goste do que eu fiz. Coloquei o logo do seu blog, em "Parceiros Legais" do meu blog, agora quem entrar no meu blog verá o seu logo e poderá também visitar o seu blog e curtir essas informações tão legais que você tem colocado no seu blog. Ainda são poucas postagens, mas são postagens de qualidade e conteudo. Um abração e até mais.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails